A promoção da saúde eficaz reduz os custos de longo prazo da assistência à saúde em muitos ambientes. O conceito de sustentabilidade teve origem em uma Conferência da ONU em Estocolmo, Suécia, sobre o Meio Ambiente Humano ocorrida entre os dias 5 e 16 de junho de 1972. Por este motivo, no dia 5 de junho, é comemorado o “Dia Mundial do Meio Ambiente”.
A palavra sustentabilidade vem do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar. A ideia de promoção de saúde adotada nas campanhas do Laborali traz foco para hábitos de vida saudável que geram por consequência hábitos sustentáveis.
Nas últimas décadas, a produção de plástico tem aumentado significativamente em função da sua aplicabilidade em itens de diferentes setores e que fazem parte do nosso dia a dia. Eles correspondem a cerca de 90% da demanda de plástico no mundo. Essa procura por materiais plásticos está relacionada ao seu baixo custo, alta durabilidade e resistência a produtos químicos, radiação e pressão.
No setor de análises clínicas o uso de materiais plásticos gera uma maior segurança na qualidade e integridade das amostras, análises e transporte, uma vez que os materiais não são reutilizáveis eliminando assim a contaminação por outros agentes e trocas de amostragem.
Todos os produtos contaminados resultantes da atividade passam pelo plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde e são destinados a empresa habilitada responsável pelo tratamento e destinação adequada dos materiais.
A preocupação constante da empresa em minimizar o impacto da atividade resulta em estudos, projetos e ações de conscientização sobre o assunto, além de apoio a campanhas e coleta de materiais recicláveis, visando impactar e contribuir positivamente no meio em que vivemos.
A degradação dos ambientes naturais em um ritmo acelerado, como por exemplo a emissão de gases poluentes aumentando o efeito estufa, a redução da qualidade e disponibilidade da água, aumentam muito o risco de desenvolvimento de doenças, mortes e resultam em prejuízos à qualidade de vida e saúde das pessoas e gerações futuras.
Um artigo publicado em 2021 na Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente concluiu que a sustentabilidade é essencial para promover saúde e qualidade de vida, visto que ambos estão interligados e o desenvolvimento sustentável propicia espaços físicos e sociais com atitudes como minimização da toxicidade dos alimentos e da poluição do ar e do ambiente; água limpa; e saneamento básico, por exemplo, o que reflete em um indivíduo saudável.
Os ambientes de saúde estão cada vez mais associados ao tema sustentabilidade, de modo que estão diretamente ligados à promoção da saúde coletiva por meio de suas atividades junto à empresas, escolas e comunidade em geral.
A saúde em si não é a ausência da doença, mas as práticas que levam a manutenção dela em busca de prolongar uma vida com qualidade, permitindo o exercício da liberdade humana na busca de realizações e felicidade.
O estilo de vida das pessoas e atividades corporativas está diretamente atrelado ao ambiente e para a completa saúde de todos é preciso preservá-lo, sendo imprescindível que os profissionais e empresas da área da saúde, gestores e autoridades locais incentivem ações sobre sustentabilidade e determinantes de saúde coletiva.
Pensando em contribuir com a comunidade, no dia 03/06 somos presença confirmada na Ação RBVerde, uma iniciativa da Rede RBV de rádios que tem como finalidade conscientizar e ampliar os conhecimentos da comunidade acerca da importância da preservação do meio ambiente, respeito à natureza, sustentabilidade e preservação da fauna e flora.
Essa ação social será realizada em todas as cidades onde a RBV atua e o evento é uma parceria entre rádio, entidades, empresas e órgãos municipais.
O Laborali participa desse evento com o intuito de apoiar o movimento e relacionar o conceito de promoção à saúde humana com a preservação do meio ambiente por meio de hábitos saudáveis e sustentáveis.
Estaremos arrecadando esponjas de louça e tampinhas PET (tampas de margarina, amaciante, shampoo, refrigerante, etc). Ambas as ações além de promover a reciclagem dos materiais, auxiliam a comunidade. Em parceria com a PetCasa o valor arrecadado com a reciclagem das tampinhas PET são destinados a Causa Animal, entidade que trata animais em condição de vulnerabilidade.
Após o evento continuaremos recebendo esses materiais recicláveis em nossa matriz na Rua Coronel Fagundes, 111 – Centro de Videira. Participe do evento e continue fazendo sua parte durante todo o ano contribuindo para práticas mais sustentáveis e mudando de hábitos.
Referências Bibliográficas:
Sousa, K. O. de., Sousa, S. E. E. D., Santos, M. T. D. S., Lima, A. Y. G. D, & Santos, P. V. M. D. (2021). Relevância da sustentabilidade para a promoção da saúde e qualidade de vida. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 33. https://doi.org/10.51189/rema/2055 Acesso em: 28 maio. 2023.
ASSIS, RRQ de; LIMA, LJde; JÚNIOR, JFL. Desenvolvimento sustentável e saúde: uma revisão integrativa. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, [S.l.], v. 2, ago. 2019. ISSN 2526-3560. Disponível em: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/212>. Acesso em: 01 jun. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.212. Acesso em: 28 maio. 2023.
ALMEIDA,brenda.,Importância da Sustentabilidade para Promoção da saúde! 2022 disponível em:
https://pebmed.com.br/importancia-da-sustentabilidade-para-promocao-da-saude/?utm_source=artigoportal&utm_medium=copytext Acesso em: 28 maio. 2023.
MONTAGNER, C. et al. MICROPLÁSTICOS: OCORRÊNCIA AMBIENTAL E DESAFIOS ANALÍTICOS. Química Nova, v.44, n.10 1328-1352, 2021.Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/VJ58TBjHVqDZsvWLckcFbTQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 maio. 2023.