Os sintomas de dengue são muito semelhantes ao de uma gripe muito forte, é importante saber as diferenças, como detectá-la, qual o tratamento e entender que a prevenção é uma tarefa de toda comunidade.
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em depósitos de água parada acumulada em quintais, terrenos baldios e dentro de nossas casas. Em 2023 o estado de Santa Catarina, já registrou mais de 20 mil focos do mosquito em cerca de 209 municípios e foram confirmados mais de 1.700 casos de dengue e pede atenção de toda a população.
A infecção causada pelo vírus da dengue apresenta um período de incubação de 3 a 15 dias. As manifestações iniciais da dengue clássica são febre alta de início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, muita dor no corpo e às vezes vômitos. Três a quatro dias após o início da febre podem ocorrer manchas vermelhas pelo corpo e coceira. Menos frequentemente podem ocorrer dor abdominal intensa, pequenas manchas arroxeadas, sangramentos e desmaios.
O diagnóstico do paciente é realizado através de teste clínico baseado nos sintomas e no exame físico do paciente e laboratorial. Dentre os exames laboratoriais citam-se: hemograma que fornece informações iniciais importantes assim como indícios de uma evolução desfavorável, a detecção de anticorpos IgG e IgM que permite determinar se a pessoa possui anticorpos contra o vírus, assim como a tipagem do vírus que permite determinar o sorotipo em questão. Você pode agendar este exame no Laborali, estão disponíveis os testes rápidos IgG e IgM e anticorpos para dengue realizados e disponíveis em até uma hora e trinta minutos, esse exame pode ser solicitado pelo médico e realizado nos primeiros dias do início dos sintomas.
Não existe um tratamento específico contra o vírus da dengue, para aliviar os sintomas é preciso repousar, ingerir muito líquido para evitar a desidratação e utilizar medicamentos para febre. Sobre hipótese alguma os pacientes com dengue devem utilizar alguma medicação sem prescrição médica, o uso de antitérmicos que contenham ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios interferem no processo de coagulação sanguínea.
Como podemos nos prevenir?
É importante que toda comunidade faça sua parte para evitar a proliferação do mosquito e evitar o contágio em massa, para isso pequenas atitudes devem ser aderidas por todos:
- Evite usar pratos abaixo dos vasos de plantas. Caso use, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virados para baixo;
- Mantenha lixeiras sempre tampadas;
- Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a ao menos uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e água dos animais, pelo menos uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Limpe as calhas, evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
- Dê a descarga no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
- Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito;
- Mantenha terrenos baldios sempre limpos.
Em casos de encontrar possíveis focos do mosquito a vigilância sanitária e epidemiológica do seu município deve ser acionada e em casos de suspeita de dengue, você deve consultar imediatamente as unidades e profissionais de saúde da sua cidade.
Fique atento! Se você tiver sintomas como febre alta, dores no corpo, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos ou manchas avermelhadas no corpo? Fique atento, pode ser dengue. Consulte seu médico e realize seu exame de detecção de dengue no Laborali.