Você sabia que a prevenção é a mais importante ferramenta de luta contra doenças, até mesmo mais que medicamentos e tratamentos?
Ao longo do ano, diversas cores pintam o calendário para nos lembrar da importância da prevenção e tratamento de doenças.
A importância da prevenção
“Prevenir é melhor do que remediar”. O popular ditado sobre a importância da prevenção traz um pensamento muito sábio para nossos dias.
É por meio dela que conseguimos executar as tarefas do nosso dia-a-dia, como estudar para uma prova importante ou concurso público; trabalhar naquele projeto que a empresa está desenvolvendo há semanas; descansar e aproveitar o fim de semana com os amigos; passear com a família nas férias.
Então, seja por uma simples dor de cabeça, ou por conta de um diagnóstico mais complicado, a sensação de mal-estar nos impede de fazer inúmeras coisas que são importantes para nós, e que nos dão a sensação de liberdade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países deveriam investir mais na prevenção de doenças. O órgão afirma que para cada 1 dólar investido por ano em cada indivíduo, cerca de sete milhões de mortes poderiam ser evitadas. O relatório da OMS trata, principalmente, de investimentos no combate à doenças crônicas, como o diabetes.
A prevenção de doenças é a melhor maneira de investir na saúde das pessoas, em inúmeros aspectos, como:
- Na própria saúde da população em si;
- Nos gastos com a saúde pública;
- Na sistema econômico e financeiro da nação;
- Na economia das famílias;
- Nos investimentos em planos de saúde.
Estudos apontam que para cada um real investido em prevenção da saúde, dois reais retornam para o caixa das operadoras de saúde. Isso possibilita que outros investimentos e parcerias sejam realizados, como a oferta de outros benefícios.
Muitas operadoras e planos de saúde privados ampliaram as ofertas a seus clientes, que vão muito além do atendimento médico. Alguns chegam a oferecer aulas de culinária e de dança, sempre pensando nos benefícios que a prevenção traz. Essas e outras estratégias contribuem para o avanço do entendimento dos benefícios da prevenção no país.
A realização de check-ups e exames de rotina é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças. Para adultos saudáveis e sem histórico de doenças na família, é recomendado fazer check-ups uma vez por ano ou a cada dois anos. Para adultos diagnosticados com alguma doença ou com histórico familiar, a recomendação é uma vez a cada seis meses.
Esses exames de rotina ajudam não somente na prevenção, como atuam para diagnosticar possíveis doenças em estágio inicial. Caso o diagnóstico aponte alguma disfunção, o médico pode indicar ao paciente que inicie o tratamento imediatamente. Inúmeras doenças, como o câncer, têm maior probabilidade de sucesso no tratamento quando o diagnóstico é precoce. E o diagnóstico precoce só é possível quando o indivíduo tem a disposição de se prevenir e fazer check-ups.
Hábitos saudáveis que ajudam na prevenção de doenças
Além da inclusão de exames de rotina na programação anual, outras práticas também podem contribuir com a prevenção de doenças. Alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, descansar e equilibrar a saúde do sono são algumas dicas.
A alimentação saudável e balanceada pode promover mais saúde e qualidade de vida para quem dela faz uso. Ela é entendida como aquela que equilibra a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras nos níveis adequados para o organismo. A ingestão de água mineral com pH alcalino e sucos naturais de frutas, e evitar industrializados também são recomendados.
O sedentarismo é extremamente prejudicial ao ser humano, e afeta negativamente a saúde do corpo e a saúde da mente. Caminhar, correr, nadar, alongar-se, fazer ginástica e musculação, além de praticar esportes são importantes sugestões. Para o corpo, essas práticas contribuem no fortalecimento dos músculos, dos ossos e das articulações.
Para a mente e para as emoções, a liberação de serotonina ajuda na otimização do ritmo cardíaco, do sono e do apetite. A qualidade de vida e bem-estar também são verificadas na melhora do humor, da memória e da temperatura do corpo.
A endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e felicidade, também é liberada com a prática de exercícios físicos. Portanto, devemos aliar a saúde a todas essas práticas, transformando-os em hábito, garantindo, assim, a prevenção de doenças.
A implementação de hábitos saudáveis no nosso dia-a-dia nos traz a sensação de bem-estar, tão essenciais para desfrutarmos a vida da melhor forma possível, ao lado de pessoas que amamos, da família e de amigos.
Por outro lado, a saúde mental é gravemente afetada quando não damos atenção à saúde física. Isso ocorre porque demandas de ordem psicológica podem se transformar em problemas físicos, acarretando em doenças, distúrbios e outras patologias.
E é justamente esse o papel das campanhas de prevenção de doenças que utilizam as cores para nos lembrar desses temas.
O significado das cores nas campanhas de prevenção
As cores são utilizadas como importantes e significativos símbolos para todas as culturas do mundo. As cores ilustram o perfil de um povo, a preferência de uma pessoa, e até mesmo podem indicar sua personalidade.
No caso das campanhas de prevenção de doenças, as cores têm uma profunda participação. Elas servem para trazer e incutir a consciência na população sobre a importância de tocarmos no assunto. Mídia, escola, empresas, organizações sociais e todos os demais membros da sociedade devem, juntos, se mobilizar.
A prevenção é a melhor, mais econômica e mais eficiente maneira de cuidar da saúde das pessoas. E com o objetivo de nos lembrar do tema, todos os meses do nosso calendário vêm com uma cor diferente. A campanha de prevenção ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é, talvez, a mais famosa de todas. Foi por meio dela que todas as outras doenças que podem ser prevenidas ganharam notoriedade.
Sendo assim, os demais meses do ano também foram agraciados com uma cor diferente, trazendo a sua própria campanha. Vale lembrar que a prevenção de doenças não deve acontecer apenas durante o mês de cada campanha. Ao contrário, é fundamental que as campanhas de prevenção de doenças sirvam como um lembrete de nossa responsabilidade. Ou seja, devemos pensar na prevenção como uma prática ou um hábito do nosso cotidiano, e não apenas como uma campanha.
Conheça as principais campanhas de prevenção de doenças
O ano todo é repleto de campanhas de prevenção que trazem as cores e suas significações. Para cada mês do ano, uma cor toma conta do calendário. O objetivo é nos lembrar das campanhas de prevenção de doenças.
São elas:
- Janeiro branco
- Fevereiro roxo
- Março azul marinho (ou azul escuro)
- Abril azul
- Maio amarelo
- Junho vermelho
- Julho amarelo
- Agosto dourado
- Setembro amarelo/vermelho
- Outubro rosa
- Novembro azul
- Dezembro laranja
Sem dúvida alguma, você já ouviu falar de algum deles por aí. Mas você conhece o real significado dessas campanhas? Vamos falar mais detalhadamente sobre cada uma delas.
Janeiro branco
Quando falamos em saúde devemos pensar na totalidade de seus significados, e não somente no corpo. A saúde integral é um conceito que determina que muito além do corpo físico, os cuidados com a mente e as emoções também são importantes. Por isso, o janeiro branco reforça a prevenção quanto à saúde mental e os cuidados emocionais para o melhor equilíbrio e bem-estar.
Fevereiro roxo
Lúpus, doença de Alzheimer e fibromialgia são as doenças lembradas no mês mais curto do ano. O fevereiro roxo traz à tona a importância dos cuidados quanto à essas doenças, e as formas de preveni-las e combatê-las.
Março azul-marinho (ou azul escuro)
O mês de março é dedicado às campanhas contra o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, o câncer colorretal. Também chamado de câncer de intestino, de cólon ou câncer de reto, essa também é uma doença que pode ser prevenida.
Tabagismo, alcoolismo, dieta irregular, sedentarismo e obesidade estão ligados a esse tipo de câncer. Uma versão focada no público feminino, o “Março Lilás” atua na prevenção do câncer de colo de útero.
Abril azul
Celebrado no segundo dia deste mês, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo marca o abril azul. Debates sobre o autismo, campanhas de conscientização e veiculação de informações sobre o tema são os temas do abril azul.
Maio vermelho/cinza
Duas cores retratam temas de extrema importância para a sociedade, e é necessário falarmos sobre esses assuntos de maneira aberta e clara.
O Maio Vermelho, visa conscientizar a todas as pessoas quanto aos cuidados que devemos ter para a prevenção do câncer bucal. Essa doença afeta lábios, gengivas e bochechas, além de outras estruturas da boca, como o palato (céu da boca) e a língua, inclusive as bordas e a região sublingual.
Maio ainda traz reflexões sobre outro tipo de câncer, o cerebral. Fazendo referência à massa cinzenta, como é conhecido o cérebro humano, o Maio Cinza é a campanha que trata do assunto do câncer cerebral, além de fazer um importante alerta sobre o paciente reconhecer a doença de maneira precoce.
Junho vermelho
Junho é o mês utilizado para lembrar a todos a importância da doação de sangue, uma prática que salva milhares de vidas. Reconhecidamente o Dia Mundial do Doador de Sangue, o dia 14 de junho é uma celebração importante no calendário.
Julho amarelo
O debate sobre a prevenção do câncer ósseo e das hepatites virais toma conta do calendário na virada do semestre. Julho, o sétimo mês do ano, carrega a cor amarelada para trazer à tona a conscientização sobre essas doenças.
Agosto dourado
O Agosto Dourado celebra a vida e a harmonia entre mãe e filhos, já que o período é destinado às informações sobre o aleitamento materno. Entre os dias 1º e 07 de agosto, acontece a “Semana Mundial da Amamentação”, selando o Agosto Dourado.
Setembro amarelo/vermelho
O mês de setembro traz duas importantes recomendações para toda a sociedade. Reforçando os cuidados com a saúde mental, o setembro amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio. Já os cuidados com o coração e as doenças cardíacas são os temas que fazem referência ao setembro vermelho.
Outubro rosa
A mais famosa das campanhas de prevenção de doenças, o Outubro Rosa é destinada principalmente às mulheres. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. O diagnóstico precoce ajuda a combater essa doença ainda nos estágios iniciais, dando maior oportunidade de sucesso no tratamento.
Novembro azul
Versão masculina do Outubro Rosa, o Novembro Azul fala da importância dos cuidados com a saúde do homem. Ainda que focada na prevenção ao câncer de próstata, a campanha não deixa de tratar de outros assuntos masculinos.
Dezembro laranja
Fechando o calendário anual, o Dezembro Laranja é uma importante campanha contra o câncer de pele, promovida desde 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Aproveitando as férias de verão, a campanha visa conscientizar a população quanto aos cuidados básicos e essenciais para proteger a pele dos raios ultravioletas (UV), como a determinação correta dos horários de exposição ao sol, e ao uso de filtros (protetores) solares com fator de proteção 30, no mínimo.
Devem ser evitadas a prática de esportes ao ar livre, e a frequência à piscina e as praias entre os horários das dez horas da manhã até às quatro horas da tarde, momento em que a emissão de raios solares é mais prejudicial à saúde humana.
Faça os seus exames de rotina
Os check-ups e exames de rotina podem contribuir para a saúde de todas as pessoas.
Por isso, o Laborali recomenda a todos que reservem um tempo do dia para dar atenção à saúde. Converse conosco, e programe uma visita ao nosso laboratório para conferir a sua saúde e a de toda a sua família também.
Lembre-se, a prevenção de doenças é a melhor forma de manter-se saudável e de bem com a vida. E o nosso compromisso é estar ao seu lado em todos os momentos, cuidando de sua saúde, seja por meio de exames de rotina e check-ups, seja incrementando a sua rotina com hábitos saudáveis.
Assine nossa newsletter, receba conteúdos exclusivos e ganhe bônus para os seus exames!
Referências: